40ª Feovelha começa nesta quinta-feira, dia 25, em Pinheiro Machado

25/01/24
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

Está tudo pronto no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, para começar a edição alusiva aos 40 anos da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) nesta quinta-feira (25). Com programação técnica e comercial e acesso gratuito ao público em geral, o evento se estende até domingo (28). De acordo com a comissão organizadora, 306 animais estão inscritos para os julgamentos (104 a galpão e 56 lotes de rústicos) e aproximadamente 2 mil destinados à comercialização durante o Rematão.   

 
Segundo o presidente do Sindicato Rural, entidade que promove o evento há quatro décadas, a expectativa é positiva. “A Feovelha tradicionalmente nos surpreende e, por acreditarmos sempre na ovinocultura, também acreditamos que ela vá ser como as feiras de Bagé e de Livramento que aconteceram recentemente e obtiveram boas vendas”, disse Heber Farias. Além disso, segundo ele, as dependências do Parque Charrua estão prontas para receber os visitantes. “Fizemos manutenção em infraestrutura, limpeza, Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), pintura das mangueiras e tudo o que entendemos como necessidade de investimentos para melhor atender as demandas de mais uma Feovelha”, destacou.  

  
Nesta edição, a programação conta com remates, julgamentos de classificação de todas as raças, oficinas do Senar, Senai e Emater, assembleias e cerca de 40 estandes comerciais de diversos setores. Entre os destaques, o Espaço Multirraças - parceria entre o Sindicato Rural e a Arco - que busca a integração entre as associações de raças e apresentação de um memorial dos 40 anos da Feovelha, e os 90 anos da Raça Ideal, com o descerramento de uma placa comemorativa. “Também teremos um momento de homenagens com a entrega do Mérito Feovelha 40 anos para pessoas que fazem parte desta importante história”, disse. No ato marcado para quinta-feira, dia 25, às 14h15, minutos antes do tradicional Rematão, Danilo Farias (criador ‘cacimbinhense’ presente desde a 1ª edição), Moura Neto (colaborador que atuou em mais edições), Elisabeth Lemos (ovinocultora destaque), Carlos Alberto Pinheiro (cabanheiro destaque), Sérgio Muñoz (amigo Feovelha) e Carlos Peraça in memoriam (idealizador do acampamento do Parque Charrua e membro atuante em várias diretorias) serão homenageados.


A programação completa da 40ª Feovelha está disponível nas redes sociais do evento (Facebook e Instagram). Além do patrocínio do Banrisul, Cresol, CMPC, Sicredi, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a edição conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Emater, Nova Net, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Pinheiro Machado, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Banco do Brasil, Fundovinos e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Gislene Farion /Jornalista

Foto: Marina Vasconcellos