Concluída a entrega de novos equipamentos às escolas agrícolas gaúchas

21/11/23
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

O governo do Rio Grande do Sul concluiu nesta segunda-feira, 20 de novembro, a entrega de novos tratores para as escolas agrícolas do Estado, por meio de emenda parlamentar da Bancada Federal Gaúcha. Foram destinados R$ 30 milhões para esta ação que tem por objetivo complementar o processo pedagógico dessas instituições de ensino. A verba foi aprovada em outubro de 2018 e a chegada dos equipamentos iniciou em maio de 2021.

O governador Eduardo Leite afirmou, durante a cerimônia realizada na Secretaria da Educação, que o futuro começa por formar crianças e jovens. Destacou o apoio da bancada federal gaúcha para este programa de investimentos que “qualifica a estrutura das escolas técnicas agrícolas”.

Conforme o vice-presidente Administrativo da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Celito Luiz Lorenzi, que esteve presente à solenidade, a importância dos equipamentos para as escolas agrícolas se dá devido à modernização dos mesmos, em função da tecnologia. “O que as escolas tinham até então eram equipamentos que, além de sucateados, não ofereciam nenhum recurso tecnológico e, portanto, deixavam uma lacuna na formação dos alunos”, destacou.

Quanto à participação da Agptea na busca da emenda, Lorenzi ressaltou que foi de fundamental importância na articulação e no apoio financeiro para a ida para Brasília. “Conseguimos contatar com os deputados e apresentar um dossiê da situação do sucateamento dos equipamentos das escolas”, observou.

Participaram também da cerimônia a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a superintendente da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro/RS), Tamires Arruda Fakih, o superintendente adjunto, Tomás Collier, e a coordenadora da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, Any Ortiz. A solenidade contou ainda com a presença de parlamentares, professores e diretores das escolas agrícolas contempladas.

Fonte: AgroEffective

Foto: Rejane Costa/AgroEffective