Expoleite Fenasul retorna em 2022

05/05/22
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

Após um hiato de dois anos em razão da pandemia de Covid-19, um tradicional evento da Região Metropolitana volta a ser realizado. A 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul acontecem de 18 a 22 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre as atrações está a 17ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas promovida pela Farsul em parceria com a Santa Úrsula Remates.


O leilão acontece no dia 19 de maio, às 18h, na Pista J do parque. A Federação anuncia a presença de mil animais na pista. Para este ano, a novidade é a presença de ovinos e novilhas holandesas pela primeira vez. "Nosso remate retorna com toda força. Além da empolgação pela volta dos eventos presenciais, o bom momento da pecuária é mais um integrante que nos dá a certeza do sucesso do leilão", afirmou o diretor Administrativo e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong.
O dirigente também chama a atenção para outra novidade. A prefeitura de Esteio irá promover a Feira do Empreendedor durante o período da feira. Os equinos também terão destaca no evento. Estão previstas as realizações da Classificatória Gaúcha + Sul, do Cavalo Crioulo e 18ª Brasileira do Cavalo Manga Larga.


A abertura oficial acontece no dia 18 de maio, às 19h, e o almoço de entrega dos prêmios aos campeões será no dia 22 de maio em almoço na Casa da Farsul, no parque. No dia 19 de maio também está previsto almoço da Regional 11 da Farsul, com posse do novo coordenador. O Senar-RS estará divulgando a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em seu espaço. Integrantes da equipe técnica irão apresentar como funciona o atendimento e grupos atendidos.


Schardong comemora o retorno dos eventos conjuntos. "A Fenasul volta novamente aos palcos da Expoleite conforme sua tradição, com muita força e uma presença importante dentro dessa bonita história do setor leiteiro do Rio Grande do Sul. Teremos uma programação que abrange setores de nossa pecuária como os equinos, ovinos e bovinos de corte. Também haverá shows e concurso de folclore promovidos pela prefeitura, além da presença de 20 estandes da agricultura familiar. O Sistema Farsul estará com suas portas abertas recebendo todos os visitantes", declarou.