Inmet prevê temperaturas negativas e geada nesta semana em grande parte do Brasil

16/05/22
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

Uma forte e extensa massa de ar frio atingiu o Brasil desde este domingo (15) provocando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir de hoje (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem. (...)

Geada

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17/05 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17/05 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18/05 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) tem uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de cinco dias.

Fonte: MAPA / INMET 

Imagem de Goumbik por Pixabay