Morro Redondo recebe a primeira edição de 2022 do Programa de Saúde Preventiva, em 6 de agosto

03/08/22
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

Desde 2019, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) promove o Programa de Saúde Preventiva para auxiliar homens e mulheres do campo no cuidado ao bem-estar. A primeira edição de 2022 ocorrerá em Morro Redondo, em 6 de agosto; a partir deste ano, o programa também atenderá adolescentes. A expectativa é de que 600 pessoas compareçam à Praça Emancipaçãopara realizar exames gratuitamente, promovidos pelo SENAR-RS e pela Secretaria Municipal da Saúde de Morro Redondo/RS.

Conforme a Analista de Promoção Social do Senar-RS, Andrea Urack Krug, o programa visa atender as necessidades do público-alvo da instituição: produtores e trabalhadores rurais. "Através da unidade móvel, conseguimos chegar nos produtores de municípios mais lonquíquos, em comunidades que geralmente são de difícil acesso. Muitas vezes, essas pessoas não procuram assistência de saúde", explica.

Ao longo do dia, serão oferecidas a coleta de exames como o PSA sanguíneo, que ajuda a diagnosticar o câncer de próstata em homens, e o encaminhamento das mulheres para a realização do exame ginecológico papanicolau, que detecta alterações nas células do colo do útero. Havendo necessidade, a continuidade do tratamento fica à cargo da Secretaria de Saúde do município.

Os interessados também poderão assistir a palestras sobre saúde preventiva. "Nossa unidade móvel contará com profissionais da área da saúde e a parceria comlaboratórios preparados para exercer os atendimentos", complementa Andrea.

Até o final do ano, a unidade móvel deve desembarcar em mais 14 municípios do Estado que contemplam sindicatos rurais assistidos pelo Senar-RS. 

Serviço: Programa de Saúde PreventivaQuando: 6 de agosto, entre 9h e 17hOnde: Praça da Emancipação - Bairro Fiss - Morro Redondo/RSEm caso de chuva, a unidade móvel estará localizada na Comunidade São Marcos (Rua Azaléia, 612), em Morro Redondo.

Fonte: SENAR/RS