São Borja recebe Para Onde Irão os Novilhos

06/07/22
Por: Redação T&C
evertonneves25@yahoo.com.br

A cidade de São Borja vai sediar a 105ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio - Para Onde Irão os Novilhos?. O evento tem um Dia de Campo e um seminário e será realizado nos dias 18 e 19 de novembro. A atração é uma realização da casa Rural - Centro do Agronegócio, em parceria com Senar-RS e Farsul e conta com o apoio do Sindicato Rural de São Borja. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@senar-rs.com.br.


O evento visa atingir produtores, técnicos e estudantes de ciências agrárias, no que tange a possibilidades e oportunidades da intensificação nos sistemas de recria e terminação, a partir do conhecimento gerado em centros de pesquisas e universidades; além de troca de experiências práticas com produtores, que servirão de exemplo aos demais. "O que nos incentivou a iniciar esse projeto, no ano de 2016, foi a necessidade melhorar a taxa de desfrute no Estado, a partir da intensificação dos sistemas de recria e engorda, e consequente redução da idade de abate, produzindo assim carne de qualidade, adequada às demandas do mercado consumidor e agregando renda ao produtor", explica o médico veterinário Pedro Faraco, técnico da Formação Profissional Rural do Senar-RS.

Pedidos dos produtores
A ideia do fórum é levar aos produtores informações, técnicas e manejos que aumentem a produtividade, reduzam a idade de abate e promovam melhoria da qualidade de carcaça para obtenção de um produto desejável pelo mercado consumido. Por isso, no Dia de Campo, programado para o dia 18, os participantes visitarão propriedades consideradas modelo na região. "São propriedades que se destacam por seus sistemas produtivos e posicionamento no mercado, produzindo carne de qualidade e com valor agregado", valoriza Faraco, acrescentando que a atividade oportuniza aos participantes trocar ideias com os proprietários, que compartilharão informações sobre suas práticas e objetivos.


Na manhã seguinte, o evento segue no Pavilhão Senar, dentro do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas. O local recebe as atividades do seminário, que contará com palestras de professores da UFRGS e da UFSM, pesquisadores e técnicos da Embrapa e do Senar-RS. Os temas - como suplementação, controle de carrapato, manejo de forrageiras - foram sugeridos pelos próprios produtores da região. "É fundamental que produtor se aproprie desse conhecimento, aplique-o na prática e continue evoluindo em produtividade, aplicando tecnologias e manejos com o objetivo final de melhorar os índices produtivos, reduzir a idade de abate, melhorar a qualidade do produto final", finaliza Faraco.